O IDP | São Paulo recebeu no dia 07/04/2016 a visita do Dr. Nuno Piçarra, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e do Dr. Carlos Blanco de Morais, Vice-Presidente do ICPJ e Coordenador Científico do CIDP. Na oportunidade, os visitantes conversaram com os alunos da graduação e o corpo docente, na presença do Coordenador Científico do IDP | São Paulo, Dr. Gilmar Ferreira Mendes, sobre os 40 anos da Constituição Portuguesa.

Além dos alunos, também participaram dos debates o Dr. Carlos José da Silva Santos, Presidente do CESA, os Professores Rubens Rizek, Susana Salum Rangel, Ricardo Rezende Silveira, Alexandre Zavaglia Coelho, entre outros.

O Dr. Nuno Piçarra possui doutorado em Direito, especialidade Direito Público pela Universidade Nova de Lisboa, é mestre em Ciências Jurídico-Políticas e licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa. Tem como principais áreas de investigação o Direito da União Europeia; Direito Constitucional e Direito do Urbanismo.

É assistente na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, professor convidado do Instituto de Estudos Europeus da Universidade do Sarre – Alemanha, e professor convidado do Curso de Pós-Graduação e Mestrado em Estudos Europeus do IEP – Universidade Católica Portuguesa.

Foi adjunto do Presidente do Tribunal de Primeira Instância das Comunidades Europeia, Coordenador Nacional para os Assuntos da Livre Circulação de Pessoas no Espaço Europeu e representante português no Comité de Altos Funcionários para a cooperação nos domínios da Justiça e dos Assuntos Internos do Conselho da União Europeia e no Grupo Central da estrutura de concertação permanente dos Acordos de Schengen.

O Dr. Carlos Blanco de Morais possui doutorado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, é mestre em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa e licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa. Tem como principais áreas de interesses acadêmicos o Direito Constitucional, o Direito Internacional da Legística e, subsidiariamente, o Direito Administrativo.

Desempenhou os cargos de membro do Conselho Superior da Magistratura, Consultor-Principal da Presidência do Conselho de Ministros, e membro do Conselho de Administração da Portugal Telecom SGPS. Publicou e editou várias monografias, tratados e cursos, entre os quais os dois tomos da Justiça Constitucional, o Tomo I do Curso de Direito Constitucional, o Manual de Legística, as Leis Reforçadas, tendo co-editado com o professor Elival da Silva Ramos da USP a obra coletiva Perspectivas da Reforma da Justiça Constitucional em Portugal e no Brasil. Publicou ainda muitos artigos científicos em Portugal e no estrangeiro, sobretudo no Brasil, em Itália e nos Estados Unidos, onde também participou em numerosas conferências, seminários e colóquios

É vice-presidente do Instituto de Ciências Jurídico-Políticas (ICPJ) da Faculdade de Direito de Lisboa e Coordenador Científico do Centro de Investigação de Direito Público (CIDP) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.